9 livros que toda profissional deveria ler pelo menos uma vez na vida (via Computerworld)

  1. As Mulheres na Tecnologia: Leve sua Carreira a Outro Nível com Conselhos Práticos e Histórias Inspiradoras, por Tarah Wheeler

Tarah quer quebrar barreiras com essa obra, uma vez que a literatura sobre o setor de TI tem uma marcante tendência de ser predominantemente masculina, tanto na autoria quanto no público-alvo. A escritora consegue reunir dicas próprias obtidas em sua atuação como CEO de startups e recomendações inspiradoras de executivas como Angie Chang, consultora de tecnologia digital e Esther Dyson, investidora-anjo.

É uma leitura recomendada para mulheres que estão pensando em atuar na área de TI ou querem alavancar a carreira, assim como para homens que estão
interessados em promover uma maior participação das mulheres na indústria.

  1.  O Paradoxo do CIO: Lutando Contra as Incoerências da Liderança de TI – Martha Heller

CIOs estão em uma constante encruzilhada entre redução de custos e inovação. Além disso, eles precisam pensar na estratégia de longo prazo, ao mesmo tempo que gerenciam as operações do dia a dia. Martha percebeu esse conflito na sua trajetória como fundadora e CEO da empresa de recrutamento de executivos de TI Heller Search Associates.

O livro descreve algumas das situações com as quais líderes da área de TI acabam enfrentando no cotidiano e fornece algumas orientações sobre como enfrentá-las de forma que os resultados sejam favoráveis. O livro se baseia em entrevistas que a autora fez com vários líderes de TI.

  1. #GIRLBOSS – Sophia Amoruso

Vai uma dose de empreendedorismo aí? Precisamos, então, falar do livro #GIRLBOSS, escrito por Sophia Amoruso, CEO da Nasty Gal, loja norte-americana on-line de roupas e acessórios. Na obra, ela conta sua história desde o começo, quando era uma jovem de 22 anos, aprofundando em algumas experiências que a tornaram a empreendedora bem-sucedida que é hoje. Se você quer começar a empreender ou simplesmente abrir-se para novos caminhos profissionais, esse livro deve ser parte das suas leituras obrigatórias.

  1. Faça acontecer – Sheryl Sandberg

Apesar dos avanços na inclusão das mulheres no mundo corporativo, os homens ainda estão à frente dos cargos mais elevados nas empresas. No livro, Sheryl Sandberg, COO do Facebook, faz uma análise crítica desse cenário e visa entender quais outros fatores estão condicionando a ascensão masculina na liderança corporativa.

Com uma linguagem simples e bem-humorada, ela fornece dicas para derrubar esses obstáculos e encorajar as mulheres a não desistirem do seu potencial, nem das suas ambições.

  1. Corajosa, Não Perfeita – Reshma Saujani

Reshma Saujani inspirou-se na sua palestra “ensinem as meninas coragem, não perfeição” no TED Talks para escrever essa obra literária. Em um mundo que exige muito das mulheres, a executiva norte-americana de origem indiana entendeu que é necessário contar com uma literatura que ajude a entender como lidar com essas pressões e, motive as mulheres a serem mais empoderadas e donas de si.

No livro, ela inspira o público feminino a abraçar essas imperfeições, abandonar a culpa, parar de punir-se por cada decisão errada e tomar coragem para ir atrás dos seus sonhos.

  1. Simplificando TI – Sylvia Bellio

A tecnologia é parte da sociedade atual, mas a evolução do conhecimento humano sobre o tema depende do envolvimento e interesse pela área. Analisando esse cenário, Sylvia Bellio, especialista brasileira em infraestrutura de TI e diretora-geral da IT Line Technology – canal de vendas da Dell no Brasil, escreveu o livro “Simplificando TI”. Para ela, era necessário criar uma obra literária para tornar acessível o conhecimento em TI, especialmente para aquelas pessoas que nunca tiveram contato com o tema.

Sylvia inspirou-se na sua experiência nesse mercado, uma vez que percebeu que faltavam publicações literárias que contassem com uma linguagem natural e pensassem na grande massa. No livro, são explorados muitos temas atuais como migração para nuvem, privacidade da rede, cibersegurança e outros relacionados à gestão de TI.

 

  1. O Método de Negócios Multi-hífen – Emma Gannon

As mulheres vestem diferentes chapéus ao longo das suas vidas. Elas são mães, profissionais, esposas, filhas, amigas etc. A escritora e apresentadora britânica entendeu essa complexidade na vida da mulher. Esse livro fala sobre aquelas mulheres que dedicam suas vidas aos projetos que as apaixona, contrariando o que a sociedade diz. Se você se considera uma mulher que não quer ser definida só por uma função, este livro deve estar na sua lista de leitura.

  1. Um Bom Momento Para Ser Uma Garota – Helena Morrissey

Helena Morrissey é reconhecida por fundar o Club 30%, iniciativa que luta pela igualdade de gênero na diretoria das organizações. Até hoje a inciativa já conseguiu fazer a diferença na vida de várias mulheres. “Um Bom Momento Para Ser Uma Garota” analisa de forma mais crítica e mostra um contraponto dos argumentos do livro “Lean In”, de Sheryl Sandberg. Para Helena, o modelo corporativo atual deve ser repensado, uma vez que é obsoleto. Ela baseia os ensinamentos do livro na sua trajetória profissional e diferentes entrevistas com mulheres mais novas que conheceu ao longo da sua jornada profissional. É um texto essencial para refletir sobre as estruturas corporativas atuais.

 

  1. O poder de muitos: valores para o sucesso na vida e nos negócios – Meg Whitman

Para liderar de forma bem-sucedida uma das maiores empresas de comércio on-line, certamente é preciso ganhar a confiança dos colaboradores, mas, será que é isso basta? Com certeza não. No livro “O poder de Muitos: Valores Para o Sucesso na Vida e nos Negócios”, Meg Whitman, ex-presidente e CEO do eBay, ex-CEO da Hewlett Packard Enterprise e CEO da Quibi fala sobre sua experiência como líder do eBay e os valores que são necessários para ter sucesso sem comprometer a ética profissional. A executiva foi nomeada em duas ocasiões pela revista Fortune como a mulher mais poderosa no mundo dos negócios.

Bonus

Para aqueles que amam a literatura de ficção e futurismo, nossa lista também inclui a escritora Margaret Atwood, ícone da literatura canadense. A reconhecida autora do “Conto da Aia”, série adaptada pela HBO, também tem outras obras de destaque. Margaret já escreveu sobre romance, ficção e mistério. Se você gosta de ficção, a trilogia “Oryx e crake”, “O ano do dilúvio” e “MaddAddam” deve ser parte da sua lista de leitura. Cada exemplar aborda como a humanidade acabou por conta do abuso do homem com a natureza, da formação de criaturas geneticamente modificadas e apresenta um novo mundo sem humanos. A escritora considera as três obras de ficção especulativas, mas da forma que está evoluindo a sociedade, pode ser nosso futuro.

 

Sylvia Bellio

Sylvia Bellio

CEO & Co-Founder | Apoio o crescimento das empresas através de arquitetura digital | DWEN Member | Female Force Member

.